Volta às aulas: atualize a caderneta de vacinação

  • 7 de fevereiro de 2018
  • Dicas

Tão importante, mas muitas mamães esquecem!

Oi, gente!

O post de hoje é sobre um assunto sério, que vale a pena a gente conversar um pouco: as vacinas das crianças. Apesar das férias já terem acabado, é importante aproveitar todo começo de ano para atualizar a caderneta de vacinação dos pequenos.

Muitas crianças viajam com a família durante dezembro e janeiro, visitam lugares diferentes, visitam mais pessoas, encontram mais amiguinhos… E com tantos lugares e pessoas diferentes do habitual, podem contrair alguma doença.

Já na escolinha, as crianças estão sempre em locais coletivos – salas de aula, lanchonete, quadra… E caso não estejam com as vacinas em dia, podem criar ambientes de contágio. Então, é muito importante fazer isso o quanto antes.

Eu já corri com isso aqui em casa e encorajo você a fazer o mesmo – não só pelo bem dos nossos próprios bebês, mas dos outros pequenos também!

Onde vacinar

Muitas vacinas (as principais) são oferecidas pela rede pública de saúde. Vale dizer que, independentemente das campanhas de vacinação do governo, a atualização de cartões de vacinação de bebês e crianças pode ser feita sempre!

Você também pode recorrer a laboratórios particulares para se vacinar e vacinar os pequenos. Vai do que você prefere! O importante é garantir a saúde e a segurança da sua família.

A rede pública oferece vacinas para combater, em média, 20 doenças como BCG (tuberculose em crianças), Pneumocócica ( meningite, pneumonia e infecção de ouvido – o terroooooor de muitos bebês), Febre Amarela, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecção por Haemophilus influenzae), Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora), Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), entre outras.

Já a rede privada também oferece algumas outras vacinas muito importantes também, como a Influenza (gripe), que até está na rede pública, mas apenas para grupos de pessoas específicos.

Calendário de vacinação

Espero ter mostrado para todas vocês como é importante que todas as crianças estejam com as vacinas em dia ao voltarem para a escola depois das férias. E mesmo que retornem às aulas com alguma vacina em falta, tudo bem, o importante é regularizarem a situação o quanto antes.

Assim, fazemos a nossa parte para ver nossos pequenos sempre saudáveis, brincando, aprendendo e dando muitas risadas sempre!

Aproveitem que estão por aqui e confiram as últimas matérias do blog:

Rachaduras e fissuras nos seios

Comidinhas saudáveis em festas infantis

Silicone x amamentação

Está no insta? O meu é @larissasiloto, vamos conversar por lá também!

Beijos,

Lari

© Copyright – 2015 Larissa Siloto. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: mufasa