De 6 meses a 6 anos: atividades para fazer em casa

Bebês e crianças entretidos e felizes sempre!

Oi, gente!

Não sei se vocês já repararam, mas O ANO ESTÁ VOANDO! As festinhas juninas já estão a todo vapor (aliás, fiz um post lindo com roupinhas juninas para as crianças, vem ver)! e isso significa que as férias escolares de julho vão bater em nossa porta a qualquer momento.

E agora que eu tenho dois filhos, preciso realmente pensar em estratégias para entreter e divertir os dois durante as férias. Afinal, não tem como levar para passear todos os dias. Então, encontrei algumas atividades muito legais em minhas pesquisas e quero dividir com vocês.

São opções para bebês a partir de seis meses (que é o caso do Antônio) até crianças de seis anos (que também engloba o Alvinho, meu mais velho). Espero que gostem!

Atividades para fazer em casa

História com fantoches

Ótimo para um tempo em família. Os bebês são atraídos pela movimentação e pelas cores. Já as crianças um pouco mais velhas focam na história em si. Então, a criatividade é que manda, assim como a beleza dos bonecos, hahaha. Por aqui, vou tentar pensar em histórias que interessem aos dois, assim consigo passar mais tempo com eles e, de quebra, proporciono um momento entre irmãos.

Pintura

Ok, tintas e pincéis dentro de casa pode ser sinônimo de perigo para os móveis e paredes, mas basta ter um adulto por perto que tudo fica controlado. O Alvinho adora mexer com tinta. Então, eu sempre que posso forro uma parte do chão com bastante jornal e dou tintas e papeis para ele aproveitar. No caso do Antônio, penso em incluí-lo sem os pincéis, pintando apenas com as mãos – aliás, se alguém tiver dicas de tintas aprovadas para bebês, me deixem nos cometários!

Esconde-esconde

Essa não dá para o Antônio. Mas, enquanto o baby fica com os avós, aproveitamos também para nos dedicarmos 100% ao mais velho, que também merece atenção total de vez em quando, para mostrar que ele não perdeu seu espaço.

Esconde-esconde é uma brincadeira clássica que, não importa a geração, sempre será divertido. Por aqui, brincamos lá embaixo, nas áreas comuns do prédio, mas com um pouquinho de esforço dá para fazer dentro de casa também – principalmente com crianças de até quatro anos, que tendem se esconder “de mentirinha” (como atrás da cortina, por exemplo).

Argila

Sim, isso pode significar bagunça. Mas, de vez em quando faz bem! É só usar a varanda ou um espaço que seja fácil limpar, caso realmente suje. As crianças adoram manipular argila e essa é uma ótima forma de desenvolverem suas habilidades manuais. Isso tudo sem dizer na criatividade que também exploram bastante.

Filmes e desenhos

Assistir aos clássicos da Disney é uma das lembranças favoritas da minha infância. Então, adoro proporcionar isso aos meninos também. Durante as férias, sempre tenho à disposição do Alvinho (e agora do Antônio) muitos desenhos e animações para se divertirem. Isso sem dizer que é uma opção perfeita para os dois ficarem juntos.

Sei que o tempo em frente à televisão e às telas em geral é um assunto um pouco polêmico. Sinceramente, acho que cada família faz aquilo que funciona dentro de casa, então não existe certo ou errado. Por aqui, deixo que assistam sem neuras de tempo – dentro de um limite razoável, é claro.

Vocês conhecem outras brincadeiras que funcionam para diferentes idades? Me contem! Eu vou adorar conversar com vocês, além de ter mais opções para aproveitar com os meus filhos.

E enquanto estão aqui, aproveitem para conferir outros posts:

Organização criativa para os brinquedos
15 falas da sua mãe que, agora, são suas 
Cólicas em bebês: soluções práticas para o dia a dia

Beijos,
Lari

© Copyright – 2015 Larissa Siloto. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: mufasa