Benefícios da amamentação para as mães

Quem disse que é só o bebê que aproveita?

Oi, gente!

Como vocês já sabem, eu não consegui amamentar o Antônio por muito tempo. Infelizmente, mesmo tendo feito tudo o que estava ao meu alcance, meu leite foi diminuindo até secar.

Mas, com o Alvinho, meu primeiro filho, foi bem diferente. Consegui amamentá-lo muito bem por bastante tempo e, por isso, vivi na prática os dois tipos de experiência da amamentação (o mundo ideal, fazendo desmame natural, e o pesadelo, com introdução de fórmula logo no começo).

Falando nisso, tem um post aqui no blog que eu relato toda a minha experiência com o Antônio e como o meu leite secou. Clique aqui para ler.

E é sempre assim: quando o assunto é amamentação, sempre pensamos no bebê. Normal! Coisa de mãe, né? hahaha Mas, o que muita gente não sabe é que amamentar oferece uma série de benefícios para a mãe também!

O primeiro e mais conhecido é que amamentar emagrece cerca de 800 kcal por dia. Sim! É claro que você não pode engordar 30 kgs na gestação só por achar que vai perder tudo isso amamentando. Mas, é fato que ajuda bastante a perder alguns quilos!

Além disso, amamentar também ajuda a perder barriga, uma vez que as contrações do útero aumentam nessa fase. Novamente, vale ressaltar que você não vai trincar a barriga se não fizer exercícios e não tiver uma alimentação equilibrada. Mas, a amamentação pode ser uma grande aliada.

Outro benefício é o fato de ajudar a prevenir diversas doenças, como o câncer de mama, o câncer de ovário, anemia, hemorragias, diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares. E também ajuda a relaxar, sabia? Pois é. Depois que passa aquela fase chatinha de dores e rachaduras, amamentar passa a ser um excelente relaxante natural, graças a liberação do hormônio oxitocina.

Há muitos outros benefícios relacionados ao ato de amamentar, tanto para a mãe quanto para o bebê. Mas, para mim, esses são os mais importantes.

E vocês, o que acham? Vamos conversar sobre isso!

Beijos,

Lari

© Copyright – 2015 Larissa Siloto. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: mufasa